Diocese de Foz do Iguaçu terá dois diáconos transitórios
Os Seminaristas Alexssander Ledur e Renato Kozievitch serão ordenados diáconos
Após completados os estudos formais no seminário, conforme o que a Igreja exige, portanto, com as graduações em filosofia e teologia, os candidatos ao sacerdócio receberão o primeiro grau do sacramento da ordem: o diaconato.
Na Igreja Católica há dois tipos de diáconos: os permanentes e os transitórios. O diaconato permanente, como o próprio nome indica, é exercido por toda a vida, na maioria das vezes por homens casados. Os diáconos transitórios exercem o ministério ordenado do diaconato de modo temporário, por que completaram o caminho de preparação para o sacerdócio e, outrossim, são de vida celibatária, isto é, não são casados, pois doam-se inteiramente no serviço a Deus.
O tempo do diaconato transitório é normalmente definido pelo bispo ou pelo superior do futuro padre, quando este faz parte de alguma ordem religiosa. O Código de Direito Canônico sugere um tempo de seis meses para o exército do diaconato transitório, contudo, esse tempo pode variar para mais ou menos da norma.
A formação de sacerdotes é longa; ao presenciarmos que mais jovens abandonam tudo para servir somente a Deus, isso é uma confirmação de que o Todo Poderoso não esquece de seu povo e continua a suscitar vocações. Para o catolicismo, novos sacerdotes são sinal evidente da continuação do ministério de Cristo. Neste sentido, o primeiro grau do sacramento da ordem é exercido como início do ministério ordenado. Por isso, todo padre já foi diácono por alguns meses da sua vida, antes de ser ordenado presbítero.
Os seminaristas Alexssander Ledur e Renato Kozievitch serão ordenados diáconos no dia 15 de maio de 2021, às 9 horas da manhã, na Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, em Foz do Iguaçu. Devido à pandemia, não será possível a presença de muitos fiéis (como é costume ocorrer nas ordenações), mas a cerimônia será transmitida pelas redes sociais da diocese. Os dois futuros diáconos são diocesanos e ambos tem origem em Foz do Iguaçu, na Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida do Porto Meira.
Comentários
Postar um comentário